Eu comecei a dar aulas pela internet em 2004, mas foi somente em 2011 que eu resolvi montar o meu primeiro grupo de estudos online. De lá pra cá muitas pessoas me escrevem perguntando “Paulo! Como faço para criar cursos online?”.

Neste post eu vou te ensinar em linhas gerais tudo o que você precisa para dar aulas particulares individuais ou em grupo.

#01 – Ninguém vai contratar suas aulas sem te conhecer

Você não precisa ser famoso, porém para que as pessoas queiram contratar aulas particulares ou um fazer um curso com você, primeiro elas precisam te conhecer.

Você precisa começar a construir a sua presença online nas redes sociais, em blogs, em sites de aulas particulares e em fóruns de dúvidas dos estudantes. Os estudantes precisam conhecer o seu trabalho, assistir você resolvendo uma questão, dando dicas de como aprender um determinado assunto rapidamente.

De acordo com a Rock Content, empresa brasileira especializada em marketing de conteúdo, as redes sociais mais acessadas no Brasil, em ordem decrescente, são:

  1. Youtube
  2. Facebook
  3. Whatsapp
  4. Instagram
  5. Messenger
  6. Twitter
  7. LinkedIn
  8. Pinterest
  9. Skype
  10. Snapchat

Você precisa criar uma conta nas redes sociais mais acessadas pelo seu público alvo. Em 2019, o Instagram é a rede social com a maior taxa de engajamento e acessada por mais de 69 milhões de brasileiros.

Crie um conta no Instagram para publicar dicas rápidas de até 1 minuto diariamente, fotos dos bastidores de suas produções e conte sobre o seu dia a dia nos stories. É impressionante como as pessoas gostam de saber da vida alheia, ops, do que se passa no dia a dia dos professores e celebridades. Sim! Professor(a) é também uma celebridade.

Crie uma conta no Youtube para publicar aulas mais completas explicando cada tópico em no máximo 15 min. Antes de começar a publicar suas aulas analise os canais de sucesso em sua área de conhecimento. Não fique impressionado com canais antigos e que já produzem com qualidade de cinema. Dá para começar gravando apenas com seu celular e de maneira simples conquistar uma audiência fiel.

Crie uma conta no Facebook. Não estou falando da sua conta pessoal, estou falando de criar uma Fanpage ou página de fãs. Enquanto o seu perfil pessoal só permite aceitar no máximo 5000 “amigos”, não existe limite para o número de fãs em uma Fanpage. O Brasil é o terceiro pais mais ativo no Facebook, ficando atrás somente dos EUA e da Índia. Muitos professores ingressam em grupos de estudos de estudantes de medicina, vestibulares em geral, enem, concursos, etc e postam conteúdo para ajudar os alunos. Antes de publicar propaganda nestes grupos, leia as regras e solicite autorização do moderador.

Crie uma conta no LinkedIn. Principalmente se o seu público alvo for mais adulto e esteja procurando emprego ou novas oportunidades no mercado de trabalho.

O Whatsapp, Messenger e Skype são comunicadores instantâneos. Atualmente o mais popular deles é o Whatsapp. Você pode criar grupos de estudos para dar dicas exclusivas somente para quem pertence a este grupo. Muitos criadores de conteúdo tem usado essa estratégia para reunir as pessoas e depois oferecer um curso ou serviço para integrantes do “grupo vip”.

Em resumo, utilize todas as redes sociais possíveis para divulgar o seu trabalho. Se os estudantes gostarem de você certamente aumenta a chance deles comprarem seu curso ou pacote de aulas particulares.

#02 Crie um site/blog profissional

Você pode começar com um blog grátis no Blogspot ou no WordPress.Com, porém não é profissional e não vai te dar a visibilidade que você precisa a longo prazo.

Faça uma pesquisa rápida no Google para as palavras mais buscadas na sua área de atuação e analise os resultados da primeira página. Quantas são as páginas que terminam em blogspot.com, wordpress.com ou wix.com? A depender da palavra chave que você digitou pode aparecer uma ou outra página com estes domínios, porém, isso é muito raro.

O Google tem uma série de regras para rankear um site e colocá-lo entre os 10 primeiros resultados da busca. Essas regras mudam diversas vezes ao longo do ano, pois o algoritmo é ajustado para entregar sempre o melhor resultado possível para o usuário. Você não precisa se preocupar com estas regras se tiver um site ou blog profissional e atualizado regularmente.

Para criar um site ou blog profissional você vai precisar seguir as seguintes etapas

1. Escolha um domínio para o seu site:

Escolha um nome curto, fácil de memorizar e que esteja disponível para registro nacional (.COM.BR) e internacional (.COM).

O domínio é o seu endereço na internet. Você precisa pagar para reservar este nome por 1 ano, 5 anos ou até 10 anos. Você pode fazer o registro do domínio em:

Cuidado! Existem empresas que cobram barato para o registro do domínio no primeiro ano e cobram muito mais caro no segundo ano. Algumas dão o domínio de graça na contratação da hospedagem, porém se você tentar mudar de hospedagem existe uma taxa abusiva que está no contrato que você aceitou sem ler. O processo mais barato é seguir os links sugeridos acima, mas se quiser simplificar pode fazer tudo pela UOL Domínios por sua conta e risco.

No meu primeiro site eu usei o meu nome (paulovicente.pro.br). No ano seguinte eu migrei para o domínio internacional fisicainterativa.com. Nesta época eu não podia registrar o fisicainterativa.com.br pois exigia CNPJ. Alguns meses depois um outro professor registrou o domínio nacional. Era uma confusão, pois eram sites parecidos, com propostas parecidas e usando o mesmo nome. Para a minha sorte eu consegui registrar primeiro todas as redes sociais youtube/fisicainterativa, facebook/fisicainterativa, google/+fisicainterativa. Com isso o outro professor abandonou o domínio nacional. Atualmente eu sou o proprietário dos dois domínios e ambos caem no mesmo site.

2. Escolha a empresa que vai hospedar seu site

A empresa de hospedagem é quem vai guardar os arquivos e banco de dados necessários para fazer o seu site funcionar.

Quando você digita o domínio no navegador, (por exemplo: www.fisicainterativa.com) ele vai buscar em qual computador este site está hospedado.

Quando você contratar a empresa de hospedagem eles vão te informar um endereço DNS (Domain Name System). Este endereço deve ser informado à empresa que você contratou o domínio. Você deve aguardar até que a empresa propague esse domínio pela internet.

Essa parte é chata e eu explico isso detalhado neste vídeo. Clique aqui.

Usuários iniciantes costumam contratar o domínio e a hospedagem na mesma empresa para evitar estes aspectos técnicos.

3. Instale um gerenciador de sites simples

Algumas empresas oferecem construtor de sites gratuitos simples de usar e que ficam bem bonitos inicialmente. Este tipo de serviço é bom se deseja criar apenas uma página. Se deseja um site completo e otimizado para o Google eu recomendo que instale o WordPress.

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdos mais utilizado da internet. Permite você construir de sites simples até profissionais. Com o WordPress você pode hospedar o seu site em qualquer empresa. É possível você instalar plugins para área de membros, loja virtual, conteúdos interativos, quizzes, flash cards, jogos, etc. Nenhum outro sistema é mais completo que o WordPress, pode parecer complicado inicialmente mas dá para usar por bastante tempo sem se preocupar com aspectos técnicos.

4. Escolha um bom template

Escolha um template rápido e um editor do tipo “arraste e solte”. Sim! É possível ter um site com WordPress e toda a simplicidade do Wix. Já testamos dezenas de template e até agora nada foi melhor do que o tema Hello + Elementor Pro. Esta combinação permite construir qualquer tipo de site com recursos incríveis sem se preocupar com programação.

Você vai criar os posts para seu site com a mesma simplicidade que você edita textos no Word. Seus posts serão otimizados para serem encontrados pelos buscadores, especialmente pelo Google.

Ajuste o seu post para atender aos requisitos do plugin YOAST SEO, ou seja todos os itens, ou quase todos, devem ficar verdes, isso vai ajudar seu post a ficar entre os 10 primeiros na pesquisa orgânica. No entanto, tenha paciência, isso não vai acontecer do dia para a noite. O Google sabe quando um site é novo e você vai precisar mostrar consistência em suas postagens para conquistar credibilidade.

No início ou ao final de cada post deixe sempre botões de compartilhamento e uma chamada para ação. Pode ser o seu número whatsapp, um formulário de inscrição ou um convite para conhecer o seu curso.

#03 Produza videoaulas objetivas

Você pode começar a produzir as suas videoaulas utilizando o seu celular sem gastar nenhum real.

Em seu celular instale o aplicativo XRecorder (O app DuRecorder era o melhor, porém foi banido pelo Google por espionar os usuários. Tenha cuidado com os aplicativos que você instala).

Abra alguma apresentação que você produziu e grave um vídeo explicando um conceito em no máximo 5 minutos. Assista a sua apresentação, o que você achou? É uma aula que você gostaria de assistir? Acha que pode melhorar? Assistir as minhas aulas me ajudou muito a melhorar a cada aula, com menos de um ano gravando videoaulas eu conquistei o primeiro lugar em prova didática de concurso federal. Eu acredito que preparar aula com início, meio e fim bem definido e depois ver e ouvir a minha explicação foi um fator decisivo para o resultado obtido.

Você pode gravar videoaulas também em seu computador usando o programa gratuito OBS Studio. Neste link eu mostro como você pode fazer a sua primeira gravação e como pode deixar as suas gravações quase profissionais gastando pouco.

Com o OBS você pode gravar as videoaulas em seu computador, transmitir ao vivo para o Youtube, para sua página pessoal no Facebook, para sua Fanpage ou até para grupos fechados. Ou seja, se você quiser apenas alunos que você aceitou entrar para um grupo pode te acompanhar nas aulas ao vivo.

#04 Envie suas videoaulas para o Youtube

Crie um canal no Youtube, se você ainda não tem. Neste vídeo eu mostro detalhadamente como você cria um canal, faz o seu primeiro envio e como adiciona um capa bem bonita para chamar atenção.

Você deve programar para enviar vídeos regularmente para o Youtube. Não adianta enviar cinco vídeos em um dia e ficar uma semana sem enviar nada. O Youtube permite você programar o envio de vídeos automaticamente. Desta forma é melhor programar que ele libere um vídeo por dia em um horário bem determinado.

Organize os seus vídeos em playlists. O aluno que chegar em um vídeo de determinado assunto, deve saber que existem outros vídeos semelhantes para ele aprender mais.

Você deve postar os vídeos também no seu site ou blog. Sempre acompanhado de uma boa descrição do conteúdo do vídeo. Isso vai permitir que as pessoas cheguem até você pesquisando no Youtube ou no Google.

Os mesmos vídeos enviados para o Youtube podem ser editados e enviados para o Instagram TV. Para o IGTV você pode cortar o vídeo para dar uma dica rápida, uma vez que é uma rede social mais dinâmica.

#05 Crie um grupo de estudos online

Um grupo de estudos deve se reunir em dia e horário específico para resolver questões e tirar dúvidas.

#06 Como criar seu curso online gratuitamente

Você pode criar seu curso online gratuitamente mesmo que não tenha um site. No entanto, como as pessoas vão saber que você tem este curso?

Eu vou te mostrar passo a passo como criar um curso online sem gastar nada inicialmente. No entanto, a empresa vai cobrar uma taxa por intermediar o pagamento do curso e te oferecer espaço para hospedar seu curso gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *